quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O utilitário esportivo mais eficiente do mundo

 
Volkswagen Cross Coupé é destaque no Salão do Automóvel
 
-  Protótipo consome apenas 1,8 litro a cada 100 quilômetros (55,55 km/l)
- Conceito com propulsão híbrida plug-in TDI emite apenas 46 g/km de CO2
- Com 306 cv, Cross Coupé tem eixo traseiro movido a eletricidade
 
 
O protótipo, que durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo faz sua primeira aparição pública na América Latina, é movido por uma combinação de motor turbodiesel com injeção direta (TDI) e dois motores elétricos. Seu consumo medido pelo novo ciclo de utilização europeu (NEDC) é sensacionalmente baixo: 1,8 l/100 km (55,55 km/l). O mais notável é que o Cross Coupé é um poderoso utilitário esportivo com velocidade máxima de 220 km/h e 225 kW / 306 cv de potência, com peso em ordem de marcha de 1.858 kg.
 
 
Principais pontos
 
Com o novo Cross Coupé, o sistema Matriz Transversal Modular (MQB) apresenta elementos para uma futura geração de SUVs, como as suspensões dianteira e traseira, o motor TDI com 140 kW / 190 cv da nova série de motores EA288 e uma transmissão DSG com seis marchas. Eles foram combinados com componentes elétricos também feitos pela Volkswagen, que incluem a bateria de íons de lítio no túnel central, o motor elétrico dianteiro com 40 kW e o motor elétrico traseiro, de 85 kW.
 
 
Eficiência e desempenho dinâmico
 
Tecnologias de propulsão eficientes podem oferecer níveis extremos de performance dinâmica. O novo Cross Coupé demonstra isso por excelência, com sua combinação de eficiência de consumo de vanguarda e excepcional desempenho dinâmico. O Cross Coupé atinge 100 km/h em apenas 6,5 segundos e seu motor TDI desenvolve torque máximo de 400 Nm em baixas rotações - a partir de aproximadamente 1.750 rpm. Ao simples toque de um botão, os dois motores elétricos adicionam 180 Nm de torque na dianteira e 270 Nm à traseira do carro. Sob aceleração total (boosting) - combinando os dois motores elétricos e o TDI em operação conjunta - o sistema de propulsão atinge 700 Nm de torque. Este desempenho posiciona o carro conceito entre os atuais esportivos de alta performance, apesar de o veículo consumir menos combustível que um carro pequeno!
 
 
Carga ao apertar de um botão
 
O motorista pode alterar à sua vontade o modo de carga, pressionando outro botão junto à alavanca de câmbio, para carregar a bateria através do motor TDI enquanto dirige. Este modo é o mais indicado, por exemplo, se o motorista quiser usar o carro em determinadas zonas protegidas ambientalmente que podem ser isentas de pedágio para carros elétricos operando sem emissões.
 
A autonomia elétrica momentânea e o alcance total do Cross Coupé são exibidos continuamente nos instrumentos. Um controlador do motor regula a energia total e o sistema de gerenciamento de tração, levando em conta as necessidades demandadas pelo motorista. É possível escolher entre um total de cinco modos de utilização: City: (modo econômico com consumo mínimo de combustível), Sport (alto desempenho dinâmico), Off road (tração integral contínua), E-mode (condução puramente elétrica), nas opções EV-CITY ou EV-SPORT, ou CHARGE (através do motor TDI). Paralelamente, o Cross Coupé atua de diferentes formas, em que os motores elétricos e a diesel e os eixos de tração são acoplados ou desacoplados conforme a necessidade:
 
 
Silhueta precisa
 
A aparência do Cross Coupé é definida pelo seu longo capô, pelo novo estilo da dianteira, o compartimento de passageiros deslocado significativamente para trás e a linha das janelas muito fluida, comparada aos SUVs convencionais. No geral, os designers deram ao carro linhas musculares e atléticas, mas muito limpas. Para combinar com o visual poderoso, o Cross Coupé usa rodas de liga leve com 20 polegadas, equipadas com pneus 265/45. Junto à traseira, a volumosa coluna C é posicionada sobre as caixas das rodas.
 
 
Interior sofisticado e robusto
O melhor de dois mundos
 
Os mundos dos SUVs e dos cupês formam uma fascinante aliança no Cross Coupé. O interior, com quatro lugares, tem detalhes muito mais esportivos do que um utilitário convencional. Os instrumentos têm as linhas precisas e dinâmicas de um cupê, mas estão colocados bem alto, como num SUV. As superfícies dos instrumentos são sofisticadas, mas foram projetadas para serem muito robustas.
Os encostos dos bancos traseiros e o do passageiro da dianteira podem ser dobrados completamente para frente para acomodar pranchas de surfe, paragliders ou outros equipamentos volumosos. Um item prático: como os encostos tem estrutura exterior em plástico rígido, quando rebatidos proporcionam um resistente superfície de carga.
 O porta-malas atrás dos assentos traseiros tem 380 litros de volume (até a altura da base janela). Quando ampliada até o encosto dos bancos dianteiros e até a altura do teto, a capacidade de carga atinge 1.230 litros - número considerável para um carro que faz 55 km por litro.
 
Instrumentos programáveis
 
Atrás do volante de três raios, há um instrumento que pode ser programado pelo usuário. Um dial à esquerda da alavanca de marchas pode ser usado para alterar o mostrador entre os modos "Sport", "City" e "Offroad". Os conteúdos funcionais diferentes de cada modo são ativados dependendo da seleção. Por exemplo, um inclinômetro, bússola e mapa topográficos são mostrados no modo Off road. Todos os três modos têm detalhamentos próprios, além de diferentes esquemas de cores. Posicionado ao centro, entre os dois instrumentos redondos, há outro mostrador colorido multifuncional para exibir informações do veículo, o menu do telefone, informações do áudio e outros dados de navegação, assim como uma visão off-road tridimensional.
 
 
 
 
VW Cross Coupé Concept foi apresentado em Tóquio e estará em Genebra com novo motor (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
 
VW Cross Coupé Concept é um híbrido com dois motores elétricos e um a combustão (Foto: Divulgação)
 
VW Cross Coupé Concept tem 306 cv de potência na nova configuração (Foto: Divulgação)
 
 
RESUMO
 
Cross Coupé com propulsão TDI híbrida plug-in
- Nome: Cross Coupé
- Caráter: o cupê mais eficiente entre os SUVs
- Consumo combinado / emissões de CO2 (NEDC): (1,8 l/100 km (55,55 km/l); 46 g/km).
- Autonomia: total 1.287 km (tanque de combustível com 55 l); autonomia elétrica pura: 45 km
- Desempenho: velocidade máxima 220 km/h; velocidade máxima a eletricidade: 120 km/h; 0-100 km em 6.5 s
- Dimensões / pesos: Comprimento 4.345 mm; largura 1.868 mm; altura 1.523 mm; peso em ordem de marcha 1.858 kg; distribuição de pesos 59 % dianteira, 41 % traseira
- Motor / potência / câmbio: turbodiesel 140 kW; Motores elétricos: dianteira 40 kW, traseira 85 kW; potência total (TDI + bateria) 225 kW; DSG com seis marchas
- Bateria: oito módulos de íon de lítio; capacidade 9.8 kWh, 85 kW
- Trem de força - configurações: tração dianteira (com TDI e motor elétrico dianteiro); tração integral (TDI e motores elétricos); tração traseira (motor elétrico traseiro)
- Modos de condução: CITY (econômico); OFFROAD; SPORT; E-mode; CHARGE
- Interior / variações: quatro assentos individuais (2/2); bancos traseiros e do passageiro da frente com encostos rebatíveis; capacidade de carga: 380 a 1.230 litros 
 

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