quinta-feira, 5 de abril de 2012

Volkswagen se prepara para oferecer veículos conectados à internet

Nos EUA e países da Europa e Ásia, carros conectados já não são novidade. Mas, infelizmente, não podemos dizer o mesmo sobre o Brasil. Nossa frota ainda não oferece a novidade, mas esse quadro deve mudar em breve. Segundo Luiz Carlos Hirayama, diretor de desenvolvimento de negócios da T-Systems, a Volkswagen vai apostar na tecnologia e, inclusive, já está testando a solução.
De acordo com o executivo, com a plataforma é possível controlar e verificar diversas informações sobre seu veículo por meio de um aplicativo. Com esta solução, é possível saber quando será sua próxima revisão e até o seu consumo de combustível. O sistema ainda pode informar se você tem gasolina suficiente para fazer uma viagem ou se o carro está com defeito. Caso precise de conserto, a plataforma indica a revenda mais próxima e confiável.
"Na Alemanha, a BMW lançou modelos com chips que possuem o mesmo número do celular do motorista. Diferente do Brasil, lá eles têm um múltiplo sim card que vem com o mesmo número. Ou seja, quando a pessoa está dirigindo e recebe uma chamada, quem toca é o automóvel. Você recebe a ligação pelo viva voz do carro", contou o diretor.
Por aqui, este recurso não deve ser lançado, mas isso não impede que o veículo se torne uma extensão de sua casa ou escritório. Isso porque os automóveis terão acesso à internet e aplicativos de entretenimento para crianças ou guias de restaurantes, oficinas, farmácias e outros estabelecimentos. Em caso de panes ou acidentes, a conectividade com as centrais eletrônicas poderá permitir que o socorrista execute diagnósticos prévios ou repare problemas do veículo remotamente.
Nos carros da BMW, expostos na CeBIT 2012 - uma das maiores feiras de tecnologia do mundo que aconteceu na Alemanha no início do mês - o sistema possui até um concierge para fazer reservas em restaurantes e hotéis. A plataforma também tem integração com aplicativos para Twitter e Facebook, além de apps para streaming de música. Fora isso, existe o sistema de reconhecimento de voz que faz leitura de emails e mensagens de texto. Nada impede que estas funcionalidades estejam disponíveis no Brasil também.
Apesar da fase de testes já ter começado, ainda não há previsão de chegada desta tecnologia na linha de veículos comerciais da Volkswagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário