terça-feira, 24 de abril de 2012

Fundação Volkswagen comemora Dia Mundial do Livro com doação de 253 mil obras para projetos de incentivo à leitura

-    Mais de 1.000 instituições, entre escolas, bibliotecas e secretarias de educação têm sido beneficiadas pelos projetos, além de funcionários da empresa no País
-    Bibliotecas Volkswagen dentro das fábricas de São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais reúnem cerca de 8.500 títulos
-    O acervo inclui títulos técnicos e industriais, idiomas, administração e negócios, clássicos da literatura brasileira e best-sellers

A Fundação Volkswagen comemora o "Dia Mundial do Livro", instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a cultura) em 23 de abril, com a doação de mais 3 mil livros aos 59 municípios que iniciaram o projeto Entre na Roda, com o objetivo de estimular o gosto pela leitura na comunidade e na sala de aula. Essas obras serão entregues ainda no primeiro semestre de 2012 e se somam aos mais de 250 mil livros que já foram distribuídos pela Fundação Volkswagen em oito anos de atuação do projeto. Responsável por coordenar os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, a Fundação Volkswagen tem promovido o incentivo à leitura em mais de 1.000 instituições em todo o País, entre escolas, bibliotecas e secretarias de educação, além de realizar ações do tipo em suas fábricas brasileiras.

"Promover e realizar ações que contribuam para melhoria da qualidade da educação é uma das nossas missões. A leitura proporciona cidadania, cultura e entretenimento, é fonte de conhecimento para a vida e para atualização profissional", destaca a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.

 
Bibliotecas Volkswagen
 
Um dos projetos de incentivo à leitura entre colaboradores, seus familiares e a comunidade é a "Biblioteca Volkswagen" instalada dentro das fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) com o apoio técnico do Instituto Brasil Leitor. Até 2013, as fábricas de Taubaté e São Carlos também terão biblioteca.

Em um ambiente especialmente projetado para facilitar o acesso aos livros e à leitura, o colaborador pode escolher os livros disponíveis para empréstimo sem custo. O espaço também é utilizado para promover eventos especiais. Estudantes das escolas do Ensino Fundamental de São José dos Pinhais estão visitando o local e tendo a oportunidade de participar de rodas de leitura e contação de histórias.

O acervo das bibliotecas reúne cerca de 8.500 títulos técnicos e industriais, idiomas, administração e negócios, clássicos da literatura brasileira até best-sellers como "A Cabana" e "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos". Os livros infantis também estão disponíveis para empréstimo, para que os colaboradores possam compartilhar a leitura em casa com a família.

                  
 
A Biblioteca da fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada em 2009 e conta mais de 2 mil sócios cadastrados e 6.000 títulos no acervo. Periodicamente, são realizadas campanhas de incentivo à leitura.

Com 90 empréstimos acumulados, o ferramenteiro Wilson Andrade é considerado o leitor mais ativo. Há 27 anos na unidade trabalhando com a montagem de ferramentas e máquinas de usinagem do motor, Andrade cultiva o hábito de ler os livros e vivenciar novas histórias desde adolescente. "Aproveito sempre as horas vagas, no ônibus vindo para o trabalho, na fila do banco e até na hora do almoço", explica.

O segredo para manter o hábito é simples. Andrade não encara a leitura como obrigação, mas como um momento prazeroso e toda semana percorre as estantes da biblioteca de olho nos gêneros preferidos. "O livro abre horizontes, traz novos conhecimentos, e a biblioteca dentro da fábrica torna o acesso mais fácil e prático", conclui o ferramenteiro.

Na Biblioteca da fábrica de São José dos Pinhais, inaugurada em 27 de agosto de 2010, com acervo de aproximadamente 2.500 títulos, a inspetora de qualidade Beatriz Bialuz também visita o espaço com frequência, em busca de livros para ela e para os filhos. "Chego a ler um livro por semana, gosto de obras que contribuem para o conhecimento e autoajuda. Temos que aproveitar, são bons livros e sem custo algum", afirma.

 
Entre na Roda

Outro projeto que já é desenvolvido há oito anos pela Fundação Volkswagen para o incentivo à leitura é o "Entre na Roda", que forma educadores, bibliotecários e voluntários para estimular o gosto pela leitura na escola e na comunidade. O projeto é realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, cultura e Ação Comunitária – CENPEC – e as secretarias municipais e estaduais de educação e cultura.

Oferecido em duas modalidades – Ensino Fundamental e Educação Infantil – o "Entre na Roda" já atendeu a mais de 5 mil educadores em 276 municípios. No mês passado, o projeto foi lançado em São José dos Pinhais, com o objetivo de oferecer formação específica a mais de 120 educadores do Ensino Fundamental para atuarem como mediadores de leitura, beneficiando cerca de 3.600 alunos da rede pública.

Para aprimorar as técnicas, durante um ano os participantes passam por oito encontros de formação, com abordagem de vários gêneros: conto literário, novela, romance, teatro, poesia, jornal, entre outros. Um dos destaques do projeto é o Baú de Leitura, composto por 100 títulos, entregue a todas as escolas e instituições cujos profissionais participam da formação, com o objetivo de auxiliar na implementação de rodas e outras atividades orientadas pelo projeto.

"A leitura tem um papel fundamental no aprendizado e no desenvolvimento do aluno. É importante que os multiplicadores de conhecimento também sejam bons leitores, sintam prazer de fato com a leitura e passem esse valor às crianças. Uma vez formado, o educador levará o conhecimento para toda a vida", finaliza Conceição Mirandola.

 
Fundação Volkswagen

Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da empresa no País, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social que já beneficiaram mais de 1 milhão de alunos. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas nas comunidades de baixa renda e a qualidade da educação pública. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.


Texto original em: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=72212:fundacao-volkswagen-comemora-dia-mundial-do-livro-com-doacao-de-253-mil-obras-para-projetos-de-incentivo-a-leitura&catid=71:categoria-veiculos&Itemid=367

Nenhum comentário:

Postar um comentário