quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VALENTE e Seguro: Tiguan

Considerado o irmão menor do Touareg, o Tiguan em nada fica devendo em todos os quesitos, em especial, no ótimo e silencioso motor 2.0 TSI turbo de 200 cavalos de potência. Associado ao câmbio automático de seis marchas – com opção de trocas sequenciais na alavanca ou em borboletas atrás do volante –, dá agilidade ao utilitário esportivo e confiança ao motorista. O carro da Volkswagen pode chegar à velocidade final de 207 quilômetros por hora e acelerar de 0 a 100 km/h em 8s5.
Dotado de tração integral 4Motion, freios ABS, controle de estabilidade e direção eletricamente assistida e progressiva, o Tiguan é um veículo extremamente seguro. O modelo testado pelo Sobre Rodas tinha todos os opcionais ao alcance do consumidor. O carro alemão parte do preço de R$ 110 mil no mercado brasileiro. Totalmente equipado, o modelo da VW esbanja conforto, desempenho, espaço interno, requinte e segurança. No design da frente, recebeu a nova identidade da marca, faróis de xenon cercados por luzes de LEDs e de neblina direcionais para auxiliar em manobras e nas curvas.

Ganhando vida
Um capítulo merece toda a solenidade para ser tratado: o Tiguan estaciona sozinho, cabendo ao motorista apenas frear no final da manobra. Graças ao Park Assist acionado, o carro procura uma vaga para o seu tamanho e pede para que a marcha a ré seja engatada. Pronto. A partir deste momento, o Tiguan parece ganhar vida. Acelera para trás, vira o volante e se encaixa perfeitamente na vaga. O dispositivo é útil, moderno, muito divertido e não requer prática nem habilidade para ser utilizado, bastando ao condutor seguir os passos corretamente antes de começar o show.

Interatividade e elegânciaAlém dos auxílio à direção, o Tiguan dá mais conforto ao condutor pelo belo e multifuncional volante, com fácil acesso aos comandos do computador de bordo e de outras funções. O sistema de som com tela touchscreen – a mesma do GPS – tem CD-player com capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Para completar, o eficiente ar-condicionado dual zone tem saídas independentes para os bancos traseiros. O teto solar ocupa toda a superfície da capota e dá um ar elegante na parte de cima.

Sem chave de ignição 
 
Com posição alta de dirigir, o motorista conta com todas as ajudas para a condução. E tudo já se inicia para entrar no carro. Se o controle de substituição da chave de ignição estiver perto do veículo, as portas da frente já podem ser abertas. Para dar partida no motor, é só apertar o botão start com o pé no freio. Para desligar, é o mesmo procedimento. Junto à tecla de acionamento do freio de estacionamento, no console central, é possível colocar em prática outra função de auxílio, principalmente no trânsito complicado das grandes cidades e nas paradas em subidas muito íngremes: o auto-hold. Como um carro com transmissão automática está sempre tracionado na posição D, o alto-hold corta essa ação. Com isso, o motorista não precisa apertar o freio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário