De acordo com o executivo, com a plataforma é possível controlar e
verificar diversas informações sobre seu veículo por meio de um
aplicativo. Com esta solução, é possível saber quando será sua próxima
revisão e até o seu consumo de combustível. O sistema ainda pode
informar se você tem gasolina suficiente para fazer uma viagem ou se o
carro está com defeito. Caso precise de conserto, a plataforma indica a
revenda mais próxima e confiável.
"Na Alemanha, a BMW lançou modelos com chips que possuem o mesmo número
do celular do motorista. Diferente do Brasil, lá eles têm um múltiplo
sim card que vem com o mesmo número. Ou seja, quando a pessoa está
dirigindo e recebe uma chamada, quem toca é o automóvel. Você recebe a
ligação pelo viva voz do carro", contou o diretor.
Por aqui, este recurso não deve ser lançado, mas isso não impede que o
veículo se torne uma extensão de sua casa ou escritório. Isso porque os
automóveis terão acesso à internet e aplicativos de entretenimento para
crianças ou guias de restaurantes, oficinas, farmácias e outros
estabelecimentos. Em caso de panes ou acidentes, a conectividade com as
centrais eletrônicas poderá permitir que o socorrista execute
diagnósticos prévios ou repare problemas do veículo remotamente.
Nos carros da BMW, expostos na CeBIT 2012 - uma das maiores feiras de
tecnologia do mundo que aconteceu na Alemanha no início do mês - o
sistema possui até um concierge para fazer reservas em restaurantes e
hotéis. A plataforma também tem integração com aplicativos para Twitter e
Facebook, além de apps para streaming de música. Fora isso, existe o
sistema de reconhecimento de voz que faz leitura de emails e mensagens
de texto. Nada impede que estas funcionalidades estejam disponíveis no
Brasil também.
Apesar da fase de testes já ter começado, ainda não há previsão de
chegada desta tecnologia na linha de veículos comerciais da Volkswagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário